Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O colégio pretende formar pessoas capazes de agir e pensar de forma consciente e de sua importância no processo de transformação de si mesmo e do mundo, ou seja, cidadãos criativos, críticos, confiantes, sociáveis, responsáveis e éticos, baseado nos princípios e valores cristãos.
Conhecer, construir, divulgar e vivenciar valores no cotidiano escolar, favorecendo a prática da cidadania, na busca de qualidade de vida. Promover o desenvolvimento integral por meio da construção de conhecimentos, habilidades, aprendendo a aprender.

Deste modo cada segmento possui sua especificidade:
Educação Infantil:
É projetada para colaborar com a construção de uma rotina significativa para os alunos, levando em conta a possibilidade de criação, a curiosidade de explorar o mundo e a potencialidade que cada criança traz para o ambiente escolar.
Todos os conteúdos estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades propostas ampliam o foco do aprendizado e contam com a possibilidade de ampliação por meio dos conteúdos integrados à trilha de aprendizagem, envolvendo o desenvolvimento socioemocional do aluno e a formação de valores.
Com apoio do Sistema AZ, desenvolvemos projetos a serem explorados com foco na integração das diferentes linguagens do cotidiano das crianças – as histórias, a criação de ambientes lúdicos, as artes, a linguagem oral e a linguagem corporal se interligam no cotidiano da Educação Infantil. As propostas dos projetos contemplam o modo de ser e de pensar da criança que a vivencia de maneira integral.

Ensino Fundamental Anos Iniciais:
O Ensino Fundamental é o momento em que o aluno se depara com novos desafios e demandas escolares mais complexas. Um novo cotidiano, e requer organização com os estudos, pesquisas, materiais e tarefas. A conquista da autonomia no trabalho escolar e nas relações sociais.
Nossos alunos são motivados à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo;

As disciplinas desta etapa estão agrupadas em: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e Ciências, todas ministradas pelo mesmo professor polivalente, pedagogo de formação.
Já as aulas de Educação Física, Inglês e Robótica, são conduzidas por professores especialistas;

Ensino Fundamental Anos Finais:
No Ensino Fundamental anos finais, nossos objetivos gerais estão pautados na contextualização, experimentação e discussão dos conceitos e fatores históricos, para que os alunos internalizem os conhecimentos e desenvolvam as habilidades e competências necessárias para a próxima fase escolar;
Um dos eixos do trabalho pedagógico nesta etapa, que dá sustentação aos demais, é o fortalecimento do papel de estudante, em que os alunos assumem o compromisso com o estudo e com a realização das tarefas de modo cada vez mais intenso e significativo;

Incentivamos o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; Estabelecer o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.